Conselhos Gerais

  • Não coloque opinião própria nos artigos, isso é fundamental para manter a neutralidade do mesmo.
  • Não suba fanarts. Suba apenas imagens do mangá, anime e conceituais.
  • Utilize sempre as predefinições de Spoier e de Esboço para os artigos
  • Traduza material da JBA Wiki na língua inglesa.
  • Caso for se referir aos nomes de capítulos, coloque-os em português.
  • Não faça propaganda à scan, fansub, fansite ou qualquer que seja. A Enciclopédia é um acervo independente da pirataria.

Edição de "Partes"

Ficha

  • O preenchimento da ficha é responsável aos administradores, mas de livre modificação dos usuários caso algo esteja errado. Quanto ao nome dos capítulos, utilize sempre o nome em português. Quanto à imagem, utiliza-se sempre alguma capa, seja do volume ou de alguma edição da Shounem/Ultra Jump onde Jojo tenha sido capa.

Corpo do Artigo

  • Introduz-se a parte de maneira superficial:
    • Exemplo:
Vento Aureo (黄金の風 Ōgon no Kaze, lit. "Vento Dourado"), (...) é a quinta parte da série JoJo's Bizarre Adventure. Fou publicada no período de 1995 a 1999 na Shounem Jump, formando os volumes 47 até o 63.
  • Numa seção de nível 2, conta-se o enredo da série.
    • Exemplo:
==Enredo==
Koichi, um dos amigos de Josuke, é enviado para a Itália para procurar um jovem que é especulado que seja filho de Dio Brando. Giorno, por sua vez, está a um pé de ingressar na Passione, a máfia que utiliza os poderes dos usuários de Stand e se tornar um Gang Star. 
  • Numa seção de nível 2, é exibida uma tabela com os personagens e sua posição no enredo. Tal tabela é responsabilidade dos administradores.
  • Encerra-se com a predefinição {{JJBA}} e com a predefinição específica da Parte sobre a qual é o artigo.

Edição de Personagens

Ficha

{{charinfobox
|nome         = Jotaro Kujo
|imagem       = [[Arquivo:Jotaro_1.gif|300px]]
|origemdonome       = Nenhuma
|primeirapariçao   = Capítulo 114: The Boy Possessed by an Evil Spirit
|ultimapariçao = Capítulo 752: What A Wonderful World!
|apariçoes = [[Parte 3]], [[Parte 4]], [[Parte 5]] e [[Parte 6]]
|idade        = 17 (Parte 3), 27 (Parte 4), 29 (Parte 5), 41 (Parte 6)
|nascimento          = 1972
|morte       = 2012
|altura = 195 centímetros 
|peso = 82 quilogramas
|stand      = [[Star Platinum]]
}}

No corpo do artigo

  • Insira uma abordagem geral do personagem.
    • Nota: NÃO começar o artigo com uma seção de nível 2 com o nome do personagem.
    • Exemplo:
 Jotaro Kujo (空条 承太郎 Kūjō Jōtarō) é o protagonista da [[Parte III: Stardust 
Crusaders]] e personagem importante das partes subsequentes: [[Parte IV: Diamond 
is Unbreakable]], [[Parte V: Vento Aureo]] e [[Parte VI: Stone Ocean]]. É 
provavelmente o protagonista mais famoso da série
  • Descreva a aparência numa seção de nível 2. Para diferentes partes, utilize uma seção de nível 3.
    • Exemplo:
==Aparência==
===Parte 3===
Jotaro é reconhecido por usar sempre um quepe e uma jaqueta com corrente (...)
===Parte 4===
Jotaro é reconhecido por usar sempre um quepe com símbolos de androginia e uma jaqueta branca (...)
===Parte 6===
Jotaro é reconhecido por usar uma jaqueta azul com estrelas estampadas (...) 
  • Descreva sua personalidade numa seção de nível 2
==Personalidade==
Jotaro é um jovem de 17 anos quieto e reservado (...)
  • Descreva seu relacionamento com outros personagens numa seção de nível 2, em tópicos individuais para cada relacionamento específico, com cada item em negrito.
    • Exemplo:
==Relacionamentos==
A relação de Jotaro com seus conhecidos é bem direta, devido ao seu temperamento e personalidade.
===Família===
*'''Holly Joestar:'''Sua mãe é uma das únicas pessoas com quem Jotaro aparenta se importar. (...)
*'''Joseph Joestar:''' Seu avô nunca foi muito presente em sua infância, mas ao longo da série ambos desenvolvem fortes relações emocionais. (...)
===Amigos===
*'''Kakyoin Noriaki:'''Kakyoin é um dos primeiros aliados que Jotaro faz em Stardust Crusaders e este decide acompanhar Jotaro por uma questão de respeito e acabaram se tornando melhores amigos. (...)
  • Numa seção de nível 2, descreva o histórico do personagem. Para dividir as partes, use uma seção de nível 3.
    • Exemplo:
==História==
Jotaro é um garoto que cresceu sob os cuidados de sua mãe, Holly, no Japão. (...)
===Parte 3: Stardust Crusaders===
Aos 17 anos, Jotaro se prende por vontade própria numa sela, alegando ter sido possuído por um espírito maligno (...)
  • Numa seção de nível 2, descreva os poderes do personagem. Se é técnica de Hamon, Poderes vampirescos, Stand ou etc. Se for Stand, ligue-a sempre ao artigo principal.
    • Exemplo:
==Stand==
O [[Star Platinum]] é a Stand de Jotaro e conhecida por ser uma das mais poderosas de Jojo's Bizarre Adventure(...)
  • Nas demais seções de nível 2, coloque todas as outras categorias necessárias, como Galeria de imagens, curiosidades, etc.
  • Encerre sempre com a predefinição correspondente à parte do personagem em específico. Se o personagem for de mais de uma parte, coloque mais de uma predefinição. As predefinições das diversas partes são:

Edição de Stands

Ficha

{{Standinfobox
|nome = Silver Chariot
|referencia = "A Carruagem" (Carta de Tarô)
|usuario = [[Jean Pierre Polnareff]]
|forca = C
|velocidade = A
|alcance = C
|duracao = B
|precisao = B
|aprendizado = C
|aparicao = Capítulo 124: Silver Chariot: Parte I
|imagem = [[Arquivo:Silver Chariot.jpg|300px]]}}

Corpo do Artigo

  • Insira uma abordagem geral da Stand:
        • Nota: NÃO começar o artigo com uma seção de nível 2 com o nome do personagem.
    • Exemplo:
'''Silver Chariot''' é o stand pertencente a [[Jean Pierre Polnareff]], sendo representado pela carta "A Carruagem" do tarô("O Carro" em alguns decks).
  • Em uma seção de nível 2, insira a descrição da Stand:
    • Exemplo:
==Aparência==

Silver Chariot possui a aparência de um humanóide robótico e magro, equipado com uma armadura medieval e um florete (uma espada fina e comprida, utilizada na prática de Esgrima). 
  • Em uma seção de nível 2, insira os poderes da Stand. Técnicas específicas são colocadas em tópicos com o nome em negrito, de forma similar aos do relacionamento nos artigos de personagem.
    • Exemplo:
==Poderes==

Silver Chariot é um stand completamente dedicado a batalha, não possuindo nenhum tipo de habilidade fora de lutas. (...)

* '''Armadura''': A armadura que Silver Chariot veste é bastante resistente, sendo que todo dano causado a ela não é refletido ao Polnareff.(...)
  • Em novas seções de nível 2, colocam-se qualquer outro ponto que seja válido ressaltar, como uma galeria ou curiosidades.
    • Encerre sempre com a predefinição correspondente à parte da Stand em específico. Se a stand for de mais de uma parte, coloque mais de uma predefinição. As predefinições das diversas partes são:
    • Parte 1: {{JJBA1}}
    • Parte 2: {{JJBA2}}
    • Parte 3: {{JJBA3}}
    • Parte 4: {{JJBA4}}
    • Parte 5: {{JJBA5}}
    • Parte 6: {{JJBA6}}

Outros artigos

Outros artigos não possuem um formato específico. Recomenda-se apenas o uso do bom senso, utilizando sempre os artifícios visuais para melhor organização, respeitando sempre os conselhos gerais no início do livro de estilo.

Também no FANDOM