JoJo Kimyou na Bouken: Phantom Blood é um jogo beat' em up produzido pela Bandai Namco games e lançado em 26 de Outubro de 2006 para o Playstation 2 com o objetivo de sevir como um follow-up ao filme de Phantom Blood, o game segue o enredo da Parte I: Phantom Blood.

Gráficos

O game utiliza gráficos em cel-shaded, assim como em GioGio no Kimyō na Bōken: Ōgon no Kaz, porém, tal engine não funcionou muito bem com o traço da parte 1, um exemplo disto os músculos de Jonathan que são muito estranhos.

Jogabilidade

O game usa um esquema parecido com o game anterior, na maioria dos cenários o objetivo é derrotar um certo inimigo enquanto ele é protegido por inimigos mais fracos. O jogador pode se mover livremente pelo cenário, usar um ataque fraco e um forte (podendo criar combos) e esquiva, também pode-se utilizar um "Charge Attack" que substitui o "Stand Shoot". Os personagens que usam Hamon possuem uma barra de respiração que é consumida por certos ataques, conforme ela diminui os ataques de hamon enfraquecem, o jogador pode carregá-la através do botão de respiração e usando-o em combo, o personagem executa uma pose, que além de recuperar um pouco de vida e respiração, dá um bônus de ataque, defesa, vitalidade ou velocidade, tais bônus podem ser acumulados, certos personagens também podem usar o OVERDRIVE quando o círculo no HUD enche, ao ativá-lo o personagem executa um dash e se acertar um inimigo, aparece uma tela especial no qual o jogador deve girar o direcional direito até encher uma barra (tal barra enche mais fácil quanto menos vida o inimigo tiver), tendo sucesso, o jogador pode apertar rapidamente o botão de ataque para acrescentar dano que é executado tanto no inimigo quanto todos os inimigos em volta. Em contra-partida, personagens mortos-vivos tem um alto fator de regeneração de vida, porém, ataques em Hamon são capazes de retardar o efeito, assim como os personagens mortos-vivos podem "envenenar" os personagens usuários de Hamon.

Modos de Jogo

  • Story Mode: Conta a história de Phantom Blood na sequência, maior parte do jogo você controla Jonathan Joestar nas diferentes fases de sua vida e alternando personagens em alguns segmentos. Assim como nos games anteriores, seu desepenho rende JoJo points que desbloqueiam coisas no Museum, diferente dos anteriores, os JoJo points não exigem o melho desempenho e sim são acumulativos, ou seja, você pode jogar várias vezes um mesmo estágio com qualquer rank e você vai acumular pontos. Ao fechar o modo uma vez você pode selecionar outros personagens em certos estágios, baseando-se em quais personagens estão no seu "grupo" no momento, por exemplo: Assim que Speedwagon entra no grupo, você pode jogar com ele em qualquer estágio, o mesmo vale com Zeppeli, porém, assim que ele morre na história ele se torna indisponível.
  • Chapter Mode: Permite escolher qualquer estágio do modo história para jogar, é destravado ao fechar pelo menos um estágio no Story Mode, o uso de outros personagens só é destravado ao fechar o Story Mode sendo que os personagens disponíveis são os mesmos.
  • Museum: Neste modo reúne todo o conteúdo que pode ser destravado com JoJo points, possui os seguintes sub-modos:
    • Profiles: São descrições de cada personagem encontrado no Story Mode.
    • Theatre: Permite ver as cutscenes do Story Mode.
    • Extra Battle: Permite joga "Dream Matches" fora da história original, na maioria é tomar o controle do adversário, por exemplo: Poder escolher um dos garotos que enfrentam Jonathan no primeiro estágio e assim vai, ou mesmo batalhas totalmente novas como usar Zeppeli ou Dire na luta final contra Dio. Terminar certa porcentagem destas lutas é necessário para destravar os modos seguintes.
    • 77 Rings Knights: Um modo survival em que se enfrenta 77 inimigos em sequência, os inimigos são zumbis cavaleiros e três bosses, que são os outros três cavaleiros que completaram o desafio dos 77 anéis (Winzaleo, Eijkam e Caineghis). No inicio, só Jonathan é disponível, é necessário terminar o modo várias vezes para desbloquear os outros personagens.
    • Dio Mode: Permite jogar o Story Mode na perspectiva de Dio, porém sem cutscenes ou um final alternativo.

Personagens

Protagonistas

Todos estes personagens podem usar Hamon (com excessão de Speedwagon) e usar o golpe OVERDRIVE.

Vilões

  • Winzaleo (Um cavaleiro que usa um machado, pode fazer pequenos terremotos)
  • Eikjam (Um cavaleiro que usa uma lança, usa ataques elétricos)
  • Caineighs (Um cavaleiro que usa uma espada curva, usa ataques que envenenam)

No Extra Mode existem muitos outros personagens, mas eles são bem parecidos sendo versões dos personagens acima.

Recepção

Devido ao filme, por motivos desconhecidos, ter tido uma breve exibição antes de "sumir", o jogo foi praticamente esquecido, ele não recebeu uma nota da Famitsu e nem possui avaliações nos sites de avaliação mais conhecidos.

Trivia

  • O game tem alguns momentos que podem divergir da história original, por exemplo: na primeira luta contra os dois valentões, você pode realmente vencer e mudar o dialogo, assim como na luta de boxe contra Dio, em que você também pode sair vencendo (Neste caso, Dio o acusa de ter trapaçeado e todos acreditam nele por algum motivo.)
  • Até hoje, este é o primeiro e único game de JoJo que possui personagens exclusivamente feitos para ele: Winzaleo, Eikjam e Caineghs (Midler não excaixa nesta categoria, pois, ela já existia na história, só lhe foi dado um novo design, enquanto que os três foram apenas citados como os outros vencedores do desafio do 77 anéis), curiosamente o cavaleiro Eikjam possui um estilo que lembra mais o novo traço de Araki.

Também no FANDOM