FANDOM

Jojo's bizarre adventure hi res japanese logo.png
Jojo's Bizarre Adventure (Classic English Logo Vector).png

Jojo's Bizarre Adventure (ジョジョの奇妙な冒険, Jojo no Kimyō na Bōken) é um mangá shōnen e seinen escrito e ilustrado por Hirohiko Araki.

Perfil

JoJo's Bizarre Adventure foi serializado pela Weekly Shonen Jump desde 1987 até 2004, onde foi transferido para a Ultra Jump, revista mensal com temática em mangás do gênero seinen da mesma editora (Shueisha).

A série ja vendeu mais de 80 milhões de volumes só no Japão. E é uma das séries mais vendidas da Weekly Shonen Jump(Phantom Blood até Stone Ocean). Com um total de 100 volumes, é o segundo maior mangá da companhia.

O mangá possui temas como Ação, Aventura, Sobrenatural, Suspense, Horror e Comédia. Sendo mais conhecida pelo fenômeno Stand , introduzido na Parte 3 - Stardust Crusaders, sendo esta também, o arco mais conhecido do mangá, juntamente com seus dois personagens principais, o protagonista: Jotaro Kujo, e o vilão: Dio Brando.

JoJo's Bizarre Adventure também é conhecido por suas inúmeras referências à música. Muitos personagens e stands tem seus nomes baseados em astros do Rock ou cantores. Exemplo: DIO, AC/DC, Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam, entre outros.

Resumo

A história de JoJo é dividida entre dois universos. O primeiro universo é contado na revista Weekly Shonen Jump, enquanto o outro é contado na revista Ultra Jump, desde 2003.

O primeiro universo começa na Parte 1 - Phantom Blood contando a vida de Jonathan Joestar e Dio Brando e a misteriosa Máscara de Pedra. Já a Parte 2 - Battle Tendency, conta a batalha de Joseph Joestar, neto de Jonathan, contra os Homens do Pilar, os criadores da Máscara de Pedra. Parte 3 - Stardust Crusaders narra o confronto Jotaro Kujo e seus aliados contra o exército de Stands de DIO. Parte 4 4 - Diamond is Unbreakable narra o confronto de Josuke, filho de Joseph, contra novos usuários de stands na cidade de Morioh, no Japão. Parte 5 - Vento Aureo Giorno, filho de Dio, luta por uma posição no topo da hierarquia da máfia Italiana. Parte 6 - Stone Ocean Jolyne Kujo, filha de Jotaro Kujo, trava uma batalha contra Enrico Pucci, acólito de DIO.

Devido aos acontecimentos do final da Parte 6, um segundo universo foi criado. E começa na Parte 7 - Steel Ball Run, situado em 1890, tem como foco a concorrência entre os dois protagonistas Gyro Zeppeli e Johnny Joestar para adquirir o prêmio da corrida Steel Ball Run, nos Estados Unidos. Esta série possui muitas referências ao universo anterior. A Parte 8 - JoJollion ainda está em andamento e tem como foco um segundo Josuke e outra Morioh.

Publicação

Para Parte 3 - Stardust Crusaders e Parte 1 - Phantom Blood, existe uma tradução em Inglês e publicação em volumes pela VIZ MidiaParte 2 - Battle Tendency também está a ser publicada pela VIZ Media.

Na Itália, a série ja foi inteiramente traduzida e publicada em volumes pela Star Comics.

Na França, as primeiras quatro partes foram publicadas por J'ai lu  e o resto é publicado pela Tonkam desde 2007.

JoJo's Bizarre Adventure
Partes Parte I: Phantom Blood · Parte II: Battle Tendency · Parte III: Stardust Crusaders · Parte IV: Diamond is Unbreakable · Parte V: Vento Aureo · Parte VI: Stone Ocean · Parte VII: Steel Ball Run · Parte VIII: Jojolion
O Autor Hirohiko Araki
Conceitos Marca de Nascença Joestar · Stands · Vampiros · Homens do Pilar · Fundação Speedwagon · Passione · Spin · Retângulo Dourado · Hamon
ObjetosArco e Flecha · Steel Ball · Pedaços de Cadáver · Osso do Dio · Walkman do Joseph · Máscara de Pedra · Discos de Stand · Pedra Vermelha da Ásia
LocaisMansão Joestar · Rua Ogre · Windknights · Ilha Saplena · Morioh · Prisão Green Dolphin Street · Palma do Diabo · Morioh (JoJolion)

Também no FANDOM

Wiki aleatória